Já faz quase dois anos que a Microsoft decidiu que iria passar uma mensagem anti-Google com sua campanha Scroogled. Desde então, serviços e produtos da gigante como Gmail, Android, Chrome e até sua própria pesquisa já foram vítimas do ataque. O mais novo alvo da campanha são os Chromebooks, que ganharam um vídeo especial da Microsoft.
No vídeo, uma mulher, dona de um notebook que roda o sistema Chrome OS, tenta vender o dispositivo em uma casa de penhores. O atendente critica o Chromebook, afirmando que, quando não está conectado à Internet, ele é “essencialmente um tijolo”, pois depende da conexão para oferecer alguns recursos simples.
O funcionário ainda afirma que o Chromebook “não é um laptop de verdade”, pois computadores “tradicionais” usam aplicações embutidas, como o Microsoft Office (obviamente).
Mas o dispositivo não foi o único a ser diretamente atacado. No vídeo, o atendente ainda fala sobre as receitas publicitárias do Google, que são sua principal fonte de renda: “O Google está sempre procurando novas formas de lucrar com suas informações pessoais. O Chromebook apenas faz tudo ser mais fácil para eles”, afirma.
Para chamar mais atenção ainda, a Microsoft contratou Rick Harrison, que participa do popular reality show sobre uma casa de penhores, Pawn Stars. Confira o vídeo abaixo: