Categorias

Microsoft cogitou comprar a Nintendo

Em 2001, uma das ideias da Microsoft para entrar no mercado de jogos era comprar a Nintendo. A outra ideia era dar o primeiro Xbox de graça para quem quisesse.

Estas revelações bombásticas fazem parte de uma entrevista de Seamus Blackley, co-criador do primeiro console da Microsoft. De acordo com Blackley, havia uma pressão muito forte dentro da empresa para que o Xbox fosse distribuído de graça e depois de um tempo passasse a usar o Windows como seu sistema operacional. O console funcionaria como uma isca para o principal produto da Microsoft.

Outras sugestões nessa fase inicial da estratégia da Microsoft na indústria de jogos incluíam literalmente abrir a carteira e adquirir a Nintendo inteira. A concorrente japonesa acabaria lançando seu console Gamecube no mercado ocidental no mesmo mês que o Xbox chegaria às prateleiras.

Segundo Blackley, também foi sugerido que o primeiro Xbox deveria ser uma plataforma dedicada apenas à exibição de filmes. Outra ideia descartada tornaria o console exclusivo para jogos desenvolvidos pela própria Microsoft, fechando as portas para jogos de terceiros. O executivo desabafa: “Apenas pense, pense em uma ideia ruim qualquer e ela com certeza foi algo com que tivemos que lidar”.