Categorias

Microsoft compra por 15 anos toda a energia gerada por fazenda de vento

A Microsoft anunciou um acordo com a General Electric para adquirir toda a produção de energia eólica gerada por uma fazenda de vento na Irlanda pelos próximos quinze anos.

O complexo de Tullahennel, no condado de Kerry, é capaz de gerar 37-megawatt de energia renovável e servirá para impulsionar serviços de computação em nuvem da Microsoft na região.

As duas gigantes também se comprometeram a realizar um estudo em conjunto sobre o armazenamento de energia gerada em baterias que possam ser balanceadas para distribuição na rede e regulação de picos e pontos baixos na produção eólica. Esse é o primeiro projeto de integração de baterias com turbinas de vento em solo europeu e os dados coletados serão fundamentais para desenvolvimentos futuros.

“A Microsoft está orgulhosa de aprofundar nossa longa história de investimento e parceria na Irlanda com este acordo”, afirmou Christian Belady, gerente geral de Datacenter Strategy da Microsoft. “Nosso compromisso ajudará a fornecer energia nova e limpa à rede irlandesa e contém elementos inovadores que têm o potencial de aumentar a capacidade, a confiabilidade e a capacidade da rede. Isso facilitará a incorporação de novas fontes de energia limpa, como a energia eólica, e isso é bom para o meio ambiente, para a Irlanda e para a nossa empresa “.

Andres Isaza, chefe comercial do departamento de Energia Renovável da GE, também elogiou a parceria: “esta parceria com a Microsoft expande a considerável presença e investimento da GE na Irlanda, onde já empregamos mais de 1.500 pessoas e, em particular, no setor de energia renovável. O vento agora é uma das fontes mais competitivas de eletricidade no mercado hoje, e estamos entusiasmados com a capacidade de usar os dados gerados por essas turbinas eólicas”.