Categorias

Microsoft compra startup que permite criação de aplicativos móveis para múltiplas plataformas

A Microsoft anunciou nessa quarta-feira a compra da Xamarin, startup responsável por soluções utilizadas para a criação de aplicativos móveis para múltiplas plataformas.

A Xamarin possui cerca de 15 mil clientes em seu portfólio e tinha uma relação de parceria com a Microsoft antes da aquisição. O valor da compra não foi revelado.

Com os produtos da Xamarin, um desenvolvedor pode utilizar uma única linguagem de programação e fazer a implementação de seu aplicativo no ambiente iOS, Android ou Windows Phone, mantendo as características nativas de cada plataforma móvel. A aquisição reforça a estratégia da Microsoft de criar um ecossistema em que desenvolvedores e usuários utilizem produtos da empresa para interagir com diferentes dispositivos.

xamarin

Scott Guthrie, Vice-Presidente Executivo da Microsoft para o grupo de nuvem e empresas, afirmou que com a aquisição a aliança entre a Xamarin e a Microsoft irá muito mais além para aprofundar a oferta de ferramentas e serviços para desenvolvedores que precisem de integração e uma experiência livre de obstáculos entre plataformas até então isoladas.

A Microsoft, desde a ascensão de Satya Nadella como CEO, está empenhada em se focar em serviços de nuvem e plataformas móveis e almeja um futuro próximo em que não haja distinção entre aplicativos desenvolvidos para iOS, Android ou mesmo ambiente Windows e que seus produtos possam ser utilizados pelo maior número possível de usuários. A compra da Xamarin é mais uma peça nesse quebra-cabeças, que também envolve o anúncio de ferramentas multiplataforma para desenvolvedores e o adiado Projeto Astoria do Windows 10.