Categorias

Microsoft confirma fim do suporte a Windows 8.1

Com o lançamento do Windows 8.1 Update, a Microsoft está abrindo uma nova trilha de suporte. Os usuários tem 30 dias para fazer a instalação da atualização, porque o antigo Windows 8.1 não irá mais receber patches de segurança.

“Uma vez que a Microsoft deseja assegurar que os usuários se beneficiem do melhor suporte e experiência de serviço e coordenar e simplificar o atendimento tanto no Windows Server 2012 R2, quanto no Windows 8.1 RT e Windows 8.1, esta atualização será considerada uma nova trilha de base para atendimento e suporte”, explica o comunicado no site da Technet.

A partir de 12 de Maio, então, o Windows 8.1 e o Windows 8.1 Update serão considerados produtos diferentes pela Microsoft e apenas este último continuará recebendo suporte e atualizações de segurança, tornando obrigatória a atualização para a versão Windows 8.1 Update.

A mudança de política provocou a crítica de alguns analistas, que consideram a obrigatoriedade mal-divulgada e compulsória. Há ainda diversos relatos de usuários que não estão conseguindo atualizar suas máquinas para o Windows 8.1 Update. O espaço de tempo de 30 dias também é considerado pequeno para que as lojas consigam renovar seu estoque de PCs com o Windows 8.1 pré-instalado.