Categorias

Microsoft cria Inteligência Artificial “adolescente” para o Twitter

A Microsoft lançou hoje uma Inteligência Artificial “adolescente” que responde perguntas através do Twitter. Ou, pelo menos, se esforça.

Batizada de Tay e acessível na conta @TayandYou, ela já respondeu mais de 17 mil tuítes em algumas horas, com maior ou menor grau de sucesso em sua tentativa de soar como uma adolescente americana.

O objetivo da Microsoft não é uma brincadeira, mas testar e compreender melhor o processo da linguagem humana em todas as suas variações, inclusive no que se trata do efervescente vocabulário em constante mutação dos mais jovens.

Segundo seus criadores seu algoritmos foram forjados com data mining de “relevantes dados públicos”, combinados com entradas inseridas manualmente por membros da equipe, “incluindo comediantes profissionais”. Tay supostamente é divertida e capaz de se auto-aperfeiçoar, então a Microsoft garante que suas respostas tendem a melhorar na medida em que aumenta o número de interações em que ela se envolve.

tay-ai

Assistentes pessoais que entendem a linguagem natural humana estão em ascensão, como Siri, Google Now e Cortana. Tay entra em campo como um experimento para coleta de dados e ajuste fino no processo de compreensão da comunicação do dia a dia.

Testamos a Inteligência de Tay com três perguntas, mas, de fato, nesse primeiro dia o resultado não foi o esperado:

Essa é mais ou menos a resposta padrão que você receberia de um chatbot, quinze anos atrás. Nem de longe inteligente e muito menos juvenil.

Agora, uma pergunta com “pegadinha” já que o tema certamente não faz parte do banco de dados de Tay. Novamente, ela sai pela tangente com uma resposta clássica de chatbots do passado.

Dessa vez, resolvemos apelar e fizemos uma típica pergunta de “tiozão”. Desta vez, Tay estava preparada para responder como uma adolescente, com direito a erros de grafia e até um emoji! Mas não estamos certos de ter entendido a resposta…

Para quem não usa o Twitter, Tay também está disponível em outras plataformas, como o GroupMe e o Kik, basta procurá-la pelo nome nesses aplicativos.