Categorias

Microsoft cria tradutor universal

Tradutor universal a caminho
O time da Microsoft Research demonstrou na semana passada um protótipo que pode ser um tradutor universal. O novo programa é capaz de reproduzir a voz do usuário, traduzindo o que ele fala para 26 línguas diferentes.

O protótipo foi testado em público por Rick Rashid, chefe da pesquisa, durante um evento de tecnologia. Após falar uma longa sentença em inglês, o software conseguiu reproduzir o mesmo trecho em espanhol, italiano e mandarim, usando uma voz sintetizada muito similar à própria voz de Rashid, incluindo pausas e entonações. Segundo o pesquisador, é possível no futuro implementar o programa em um smartphone para que a tradução seja realizada em tempo real.

A nova tecnologia exige uma hora de treinamento para criar um modelo da voz do usuário. O processo é trabalhado fonema a fonema, para tentar reproduzir os diferentes sons exigidos por cada idioma. Concluída essa etapa, o programa está pronto para ser utilizado, agregando anos de pesquisa de text-to-speech conduzidas pela Microsoft.

Segundo seu criador, Frank Soong, o projeto pode ser utilizado em equipamentos de áudio em reuniões de negócios com parceiros de diferentes nacionalidades ou em dispositivos móveis para viagens para outros países. Mas, por enquanto, ainda não há previsão para aplicações comerciais da tecnologia.

.