Categorias

Microsoft desiste do IE e faz do Spartan o navegador principal do Windows 10

A Microsoft mudou de direção um pouco em relação aos seus navegadores. Depois de anunciar que estava acabando com o nome “Internet Explorer”, mas garantindo que ele ainda estaria disponível em algumas versões do Windows 10, a empresa revelou que ele basicamente estará no sistema apenas como um utilitário.

Anteriormente, a Microsoft disse que o motor de renderização do projeto Spartan também seria padrão no Internet Explorer 11 dentro do Windows 10. A partir dessa semana, isso não é mais o caso.

“Sediar o nosso novo motor no Internet Explorer 11 tem implicações de compatibilidade que […] teriam feito o navegador se comportar de forma diferente no Windows 10”, disse o gerente de projeto do Projeto Spartan, Kyle Pflug, no blog da Microsoft nessa terça-feira (24).

Microsoft-Spartan

Pflug acrescentou que “o feedback forte” das pessoas que vêm testando o Windows 10 sugere que muitos estavam preocupados se a estratégia de dois navegadores não seria muito confusa e pouco funcional.

Como resultado, se você quiser o mais recente motor e renderização da Microsoft, terá que usar apenas o Spartan.

“Nós sentimos que essa mudança simplifica o papel de cada navegador”, explica Pflug. “Projeto Spartan é o nosso futuro.”

No comunicado, a empresa também diz que vai “continuar a disponibilizar o Internet Explorer no Windows 10 para empresas e outros clientes que necessitam de suporte para navegador legado”. O que significa que quando você comprar um PC com o Windows 10 verá o Spartan, não o Internet Explorer. Este estará escondido como um utilitário no sistema.