Categorias

Microsoft divulga as especificações do Project Scorpio

Depois de um longo período de suspense, a Microsoft autorizou a divulgação das especificações do Project Scorpio, a próxima e mais turbinada versão do Xbox One.

A Digital Foundry teve acesso aos laboratórios de hardware da empresa na semana passada e nesta quinta-feira a Microsoft deu o aval para a publicação de um relatório completo sobre o console.

As especificações técnicas do Project Scorpio o colocam um degrau acima do concorrente PlayStation 4 Pro e assinalam que a Microsoft resolveu investir pesado para competir com potência e performance na próxima iteração do Xbox One. Em termos comparativos, a nova CPU é 30% mais veloz do que o Xbox One original, enquanto o processador gráfico é 460% mais poderoso que a GPU de lançamento do console. Em termos de memória, Project Scorpio oferece não apenas muito mais RAM disponível para jogos, como ainda é mais rápida que a utilizada anteriormente.

Confira o quadro comparativo entre o Project Scorpio, o Xbox One original e o PlayStation 4 Pro:

Project Scorpio Xbox One PS4 Pro
CPU 8 x86 cores de 2.3GHz 8 Jaguar cores de 1.75GHz 8 Jaguar cores de 2.1GHz
GPU 40 unidades de 1172MHz 12 unidades de 853MHz 36 unidades de 911MHz
RAM 12GB GDDR5 8GB DDR3 8GB GDDR5
Banda de Memória 326GB/s DDR3: 68GB/s 218GB/s
HD 1TB 2.5-inch 500GB/1TB/2TB 2.5-inch 1TB 2.5-inch
Disco Óptico 4K UHD Blu-ray Blu-ray Blu-ray

A Microsoft está de olho no mercado dos jogadores hardcore e na evolução das telas 4K. Com essas configurações, de acordo com a Digital Foundry, basicamente qualquer título pode ser executado com esse nível de resolução com todos os efeitos ativados e ainda sobram recursos no sistema. Mas o jogador nem mesmo precisa de um monitor ou TV de 4K para desfrutar de toda essa potência: com resolução HD, o jogador pode optar por máxima performance ou por um supersample da imagem, colocando os 4K dentro de 1080p para uma qualidade gráfica impressionante.

Por enquanto, a Microsoft não divulgou nem o preço, nem o nome final, nem a data de lançamento da próxima versão do Xbox One. A opinião de especialistas é que toda essa potência de hardware terá um custo a ser pago pelo consumidor e que o Project Scorpio deverá chegar às lojas custando pelo menos US$499, o valor de estreia do Xbox One original.