Categorias

Microsoft Edge terá bloqueador de anúncios nativo

Por essa ninguém esperava: depois de ter revelado suporte ao AdBlock Plus no navegador Edge, a Microsoft deixou escapar que o programa pode ter um bloqueador de anúncios nativo.

A revelação aconteceu durante o evento Build 2016 organizado pela empresa. Em uma das palestras para desenvolvedores, a funcionalidade aparecia em um roadmap de mudanças do Edge.

De acordo com o flagrante, o bloqueio nativo de anúncios foi um recurso solicitado pela comunidade de usuários e que poderá já estar disponível na próxima atualização do Windows 10, no chamado Anniversary Update (anteriormente conhecido pelo codinome de Redstone). Clique na imagem abaixo para ampliar e confira (é o item número 4 da lista):

ms-edge-slide-2

Segundo o roadmap, a funcionalidade ainda não está completa mas os desenvolvedores tem a meta de lançá-la na atualização de aniversário de um ano do Windows 10, assim como o suporte a extensões, a integração com o tradutor do Bing e a habilidade de navegar para frente e para trás no histórico com o deslizar do dedo na versão móvel.

Se a Microsoft entregar mesmo o bloqueador de anúncios nativo no Edge, o navegador se tornará o primeiro entre os principais do mercado a incorporar o recurso. Entretanto, a empresa ainda não revelou mais detalhes sobre como funcionará o sistema ou mesmo se haverá uma lista de anúncios permitidos, como acontece em outras soluções. Resta aguardar o pronunciamento oficial da empresa sobre a funcionalidade e a posição das redes de anunciantes sobre a entrada da Microsoft na polêmica.