Categorias

Microsoft Edge troca números ao gerar PDF no Windows 10

Arquivos PDF foram criados para que o usuário tivesse a segurança de que aquilo que aparece na tela é exatamente aquilo que será impresso, certo? Não se você usa o Microsoft Edge no Windows 10.

Usuários tem reportado um bug estranhíssimo no processo de conversão para PDF do navegador, que gera arquivos para impressão que trocam números e até letras quando são transferidos para o papel.

Por enquanto, não há uma correção disponível e a recomendação dos especialistas é que os usuários evitem utilizar o Edge como visualizador ou gerador de PDFs, apesar do programa ocupar essas funções por padrão no Windows 10. Se for inevitável, deve-se verificar se aquilo que foi impresso corresponde realmente ao documento original, o que pode gerar complicações graves quando se tratam de recibos, relatórios ou outros documentos importantes.

Uma sequência como “123456” pode aparecer corretamente na tela e ser impressa como “114447”, usando o Microsoft Edge para interpretar o formato PDF. Uma das vítimas do bug divulgou a imagem abaixo, com uma tabela de letras e números, como são exibidos na tela (na parte superior) e o resultado final impresso (na parte inferior):

O problema não afeta todos os usuários, o que explica como ele pode ter permanecido tanto tempo sem ser notado. Mas tampouco é um caso isolado, com diversos testemunhos de usuários que esbarraram no bug, em diferentes versões do navegador e do motor de PDF nativo do sistema. De acordo com um dos afetados pela falha, “o conteúdo impresso depende da impressora selecionada, nas configurações de impressão e do computador utilizado”.

Aparentemente, adotar o Adobe Reader contorna a falha, mesmo nos sistemas afetados.