Categorias

Microsoft encerra hoje o suporte de atualizações de segurança para o Windows 8

Depois desta terça-feira, 12 de Janeiro, a Microsoft irá parar de oferecer atualizações de segurança para o Windows. A recomendação é que os usuários devem migrar rapidamente para o Windows 8.1 ou para o Windows 10.

A partir desta data, qualquer nova vulnerabilidade descoberta para o sistema não será corrigida e permanecerá aberta para ser explorada por malwares de todo tipo.

Assim como as versões 8, 9 e 10 do Internet Explorer, o suporte se encerra hoje e a Microsoft avisou com bastante antecedência para que administradores de sistemas e usuários domésticos fossem instruídos a atualizar seus sistemas e navegadores.

Embora a Microsoft ofereça normalmente dez anos de atualizações de segurança para seus sistemas operacionais (podendo se estender um pouco mais, como foi o caso do Windows XP), o Windows 8.1 é considerado um Service Pack para o Windows 8. O contrato de licenciamento do sistema estabelece que a Microsoft só é obrigada a oferecer atualizações de segurança por dois anos para usuários que não atualizaram para um Service Pack existente.

Estatísticas recentes apontam que o Windows 8 está presente em apenas 3% dos computadores que acessam a Internet. É uma fatia de usuários que estará exposta a riscos desnecessários a partir de amanhã, assim como os 10% que ainda usam o Windows XP, apesar da Microsoft ter cortado o suporte de segurança em 2014.