Categorias

Microsoft encerra suporta a UML no Visual Studio 15

Se você ainda utiliza o Unified Modeling Language (UML) como plataforma de modelagem no Visual Studio, seus dias estão contados: a Microsoft irá suspender o suporte na versão 15 de sua suíte de programação.

Jean-Marc Prieur, gerente senior de programação do Visual Studio, confirmou a iniciativa e explicou que a decisão foi tomada em virtude da baixa utilização nos dias de hoje da linguagem criada nos anos 90.

“Remover uma funcionalidade é sempre uma decisão difícil, mas nós queremos nos assegurar de que nosso recursos estão investidos em funcionalidades que entregam o maior valor ao consumidor”, explicou o executivo. Prieur sugeriu que os programadores que ainda dependem do UML podem continuar utilizando o Visual Studio 2015 ou versões anteriores.

O Object Management Group, que gerencia o UML, não emitiu nenhum comunicado oficial sobre a decisão tomada pela Microsoft. A comunidade de usuários demonstrou interesse em continuar oferecendo suporte paralelamente ao Visual Studio, desde que a Microsoft abra o código dos designers do UML na plataforma, mas, até o momento, a empresa não deu qualquer sinal de que vá seguir esse caminho.