Categorias

Microsoft estende suporte do Security Essentials no Windows XP até 2015

O Windows XP pode estar com seus dias contados, mas a Microsoft garante que continuará produzindo atualizações do Security Essentials para o sistema operacional até Abril de 2015. Mas isso não significa necessariamente uma vida extra para o XP.

Depois de muitos adiamentos, o suporte ao Windows XP vai mesmo terminar em 8 de Abril deste ano. Depois desta data, a Microsoft não irá mais lançar atualizações de sistema para ele, o que provavelmente irá transformá-lo em um alvo fácil para hackers em pouco tempo. Para aliviar os riscos, a empresa prometeu manter o Security Essencials atualizado no sistema por mais um ano.

O Security Essentials é o programa antivírus e anti-malware gratuito da Microsoft e que, segundo diversos analistas, está em pé de igualdade com muitas soluções pagas existentes no mercado. Embora novas assinaturas de reconhecimento de ameaças estejam garantidas até 2015 para o Windows XP, a Microsoft avisa que o download e a instalação do programa estarão suspensas após Abril próximo.

A recomendação para usuários do Windows XP continua sendo a de migrar para sistemas mais modernos, que recebam atualizações de segurança constantes. Mesmo um Security Essentials atualizado pode não ser capaz de segurar uma vulnerabilidade descoberta e explorada por um invasor.