Categorias

Microsoft explica carência de extensões para o Windows 10

Extensões são uma excelente funcionalidade dos navegadores modernos para ampliar sua utilidade, mas dezoito meses depois de implementar o recurso no Microsoft Edge, a oferta para os usuários ainda é pequena. Por quê?

Enquanto a concorrência pode contar suas opções de plugins na casa dos milhares, o navegador oficial do Windows 10 conta com somente 71 extensões disponíveis na loja da Microsoft e agora a empresa veio à público explicar o motivo.

Segundo a Microsoft, a causa para essa carência não é a baixa adesão dos desenvolvedores devido à popularidade baixa do navegador mas na busca por um “elevado padrão de qualidade”. A empresa esclareceu que é prioritário garantir segurança, performance e estabilidade do Edge, mais importante do que ter um amplo catálogo de extensões que acabariam por impactar negativamente seu funcionamento. Para a Microsoft, trata-se de construir um “cuidadosamente controlado ecossistema”.

“Começando com um pequeno grupo das extensões mais popularmente requisitadas nos permitiu amadurecer nosso ecossistema de extensões assim como nossa plataforma de extensões, e também construir uma experiência de entrada suave para desenvolvedores ao longo do tempo”, explicou o time responsável pelo Microsoft Edge. O cadastro de extensões no catálogo não é automático: cada plugin submetido tem sua publicação suspensa até uma análise minuciosa caso a caso pela equipe responsável da Microsoft.

“Nós somos extremamente sensíveis ao impacto potencial das extensões na sua experiência de navegação e queremos nos certificar que as extensões que nós autorizamos são de alta qualidade e confiáveis. Nós queremos que o Microsoft Edge seja seu navegador favorito, com o básico que você espera: velocidade, eficiência de energia, confiabilidade e segurança”, completa o comunicado.