Em uma aliança inédita, Microsoft, Facebook, Amazon, Google e IBM forjaram uma parceria para promover a busca pela Inteligência Artificial.
Batizada de Partnership on AI, a iniciativa irá compartilhar avanços e diretrizes para o desenvolvimento e evolução mútua da tecnologia, mesmo em projetos concorrentes.
A união entre esses gigantes pretende incluir no futuro todos aqueles que podem ser impactados pela Inteligência Artificial, incluindo ativistas dos usuários, especialistas em ética, ONGs, organizações políticas e outros agentes. Além de servir como uma plataforma aberta, a Partnership on AI também deseja criar um espaço de debate e engajamento para “avançar a compreensão pública” da tecnologia emergente.
Na opinião de Francesca Rossi, pesquisadora de ética da IBM, empresa integrante da aliança, “o poder da AI está no setor empresarial. Para a sociedade como um todo obter os benefícios da AI, nós primeiros precisamos confiar nela”.
Ainda são presentes na percepção pública questionamentos sobre os riscos das ascensões das Inteligências Artificiais. O fato de nomes notórios como Elon Musk ou Stephen Hawking terem se pronunciado contrários ao desenvolvimento da tecnologia por esse caminho não tem ajudado a desmistificar o conceito. A Partnership on AI é mais uma entidade criada com o intuito não apenas de funcionar como uma auto-regulamentação do setor mas também como porta-voz de uma tecnologia que pode trazer imensos benefícios para a sociedade a longo prazo.