Categorias

Microsoft irá doar 1 bilhão de dólares em recursos para ONGs e pesquisadores

A Microsoft anunciou nessa quarta-feira que irá doar o equivalente a um bilhão de dólares em recursos de computação em nuvem para ONGs e pesquisadores acadêmicos ao longo dos próximos três anos.

A doação acontecerá através da recém-fundada Microsoft Philanthropies, será dividida em três frentes de ação e “tem como foco assegurar que a nuvem beneficie as pessoas de uma maneira mais ampla”.

O anúncio foi realizado no momento em que Satya Nadella, CEO da Microsoft, participa do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Para o executivo, “a Microsoft está empoderando organizações ao redor do planeta com a doação de serviços de computação em nuvem, as tecnologias mais transformadoras da nossa geração”.

E Nadella completou: “A partir de agora, mais de 70 mil organizações terão acesso à tecnologia que as ajudará a resolver os nossos maiores desafios sociais e, finalmente, melhorar as condições humanas e impulsionar um crescimento igualitário”.

Segundo o presidente da Microsoft, Brad Smith, “estamos comprometidos a ajudar as organizações sem fins lucrativos e universidades a usarem a computação em nuvem para enfrentar os desafios mais críticos da humanidade”.

De acordo com o comunicado oficial, as três frentes de ação determinadas pela Microsoft Philanthropies serão:

  1. Atender as necessidades da comunidade de organizações sem fins lucrativos. Esta parte do programa será iniciada no final do primeiro trimestre de 2016 com o objetivo de atender 70 mil organizações nos próximos três anos.
  2. A Microsoft Research e a Microsoft Philanthropies aumentarão em 50% a oferta gratuita de armazenamento serviços de computação do Microsoft Azure para contribuir para acelerar as pesquisas de ponta de instituições acadêmicas. Hoje, o programa oferece recursos de computação em nuvem sem custos para mais de 600 projetos de pesquisa nos seis continentes.
  3. Beneficiar novas comunidades com serviços de conectividade e de nuvem. A Microsoft Philanthropies e a Microsoft Business Development irão oferecer os serviços em nuvem da Microsoft e novos investimentos em tecnologias – inovadoras e de baixo custo – para acesso à internet e de treinamentos para comunidade. Ao combinar serviços em nuvem com conectividade e capacitação, com foco em novas parcerias público-privadas, a Microsoft Philanthropies pretende apoiar 20 projetos em pelo menos 15 países ao redor do mundo até meados de 2017.