Categorias

Microsoft irá lançar Visual Studio para Mac

A Microsoft publicou um artigo no MSDN e depois removeu, confirmando o lançamento do Visual Studio para Mac em breve.

Segundo o artigo, uma prévia da versão da suíte de desenvolvimento será demonstrada durante a conferência Connect() ainda essa semana.

Ainda de acordo com o texto removido do ar, usuários de Mac podem esperar “uma aparência inspirada pelo Visual Studio, ainda assim desenhado para parecer e soar como nativo do macOS”. Na verdade, não se trata de uma adaptação direta do Visual Studio para outra plataforma, mas uma reformulação da ferramenta Xamarin, adquirida pela Microsoft no início do ano. O Visual Studio para Mac, na verdade é uma “evolução” do Xamarin Studio, nas palavras da própria Microsoft.

Apesar de não ser exatamente o Visual Studio em sua raiz, a versão para Mac irá contar com recursos bem conhecidos de quem trabalha com a IDE, como IntelliSense e refactoring, além de trabalhar com o MSBuild. Mas essa adaptação da suíte também irá contar debuggers do Xamarin e os designers Xamarin.iOS e Xamarin.Android para criação de aplicativos para plataformas móveis.

Por enquanto, não se sabe os motivos que levaram a Microsoft a tirar o anúncio do ar, mas com a Connect() 2016 se iniciando a partir desta quarta-feira, podemos esperar uma revelação oficial do Visual Studio para Mac nos próximos dias.