Categorias

Microsoft já tem linguagem de programação para a computação quântica

Dispositivos móveis? Computação em nuvem? Blockchain? A Microsoft pode até estar envolvida em maior ou menor grau em todos esses ramos da tecnologia da informação, mas a empresa também está olhando pra frente: computadores quânticos.

A gigante tecnológica apresentou sua estratégia de construir um ecossistema de software e hardware durante a conferência Ignite, em Orlando, na Florida, e isso inclui o desenvolvimento de uma linguagem de programação específica para a computação quântica.

A nova linguagem está profundamente integrada com o Visual Studio e funciona em simuladores quânticos e computadores quânticos. Mas a Microsoft não vai parar por aí: a empresa planeja entregar tudo o que for necessário para tornar a computação quântica uma realidade fora dos laboratórios. “Nós estamos vendo o potencial para uma nova e revolucionária tecnologia”, afirma Todd Holmdahl, o Vice-Presidente Corporativo que comanda a empreitada. “Sabe, eu tenho arrepios”, confessa o executivo.

Holmdahl explica o escopo do projeto: “nós estamos fazendo tudo, da física ao painel de controle ao programa que roda o computador aos algoritmos que você precisa para fazer coisas interessantes como química quântica, até aplicações para medicina personalizada ou ajudar com as mudanças climáticas”.

Uma das etapas dessa investida é o desenvolvimento de uma linguagem de programação própria. Criada para desenvolvedores, é possível criar aplicativos capazes de rodar nos simuladores de computação quântica de hoje e nos computadores quânticos do futuro, sem que seja necessária nenhuma mudança no código original.

A visão da Microsoft é disponibilizar uma prévia gratuita da nova linguagem ainda esse ano, incluindo um conjunto de Bibliotecas e tutoriais, e deverá ser acessível até mesmo para quem não tem conhecimento de como a computação quântica funciona, permitindo a chamada de rotinas e subrotinas dedicadas nesse ambiente.

Confira o vídeo de apresentação criado pela Microsoft: