Categorias

Microsoft lança correção de emergência para o Windows XP

Anos depois de suspender todo e qualquer suporte ao Windows XP, a Microsoft abriu uma exceção e publicou uma correção de emergência para o Windows XP e outros sistemas operacionais fora da validade.

A reação inédita da empresa de publicar uma atualização de segurança para versões ultrapassadas do Windows é uma tentativa de combater o alastramento do ransomware WannaCrypt, deflagrado na sexta-feira.

“Essa decisão foi feita baseada em uma avaliação dessa situação, com o princípio de proteger de forma geral nosso ecossistema de consumidores”, revelou a empresa. No site oficial da Microsoft já estão disponíveis correções que fecham a brecha de segurança explorada pelo WannaCrypt, em sistemas até então não suportados mais e que se encontravam vulneráveis:

Para os sistemas operacionais ainda suportados pela Microsoft, a proteção contra a vulnerabilidade já estava disponível desde Março e os retardatários ainda podem aplicá-la agora para se prevenir da contaminação. Além disso, a empresa adicionou as características do ransomware à tabela de detecção do Windows Defender, como uma camada extra de segurança para o usuário. A recomendação é sempre manter o antivírus atualizado contra ameaças.