Categorias

Microsoft lança correção para falha de segurança detectada pelo Google

Finalmente, a Microsoft disponibilizou a correção para a falha de segurança divulgada pelo Google na semana passada.

A correção já estava pronta desde quinta-feira passada, mas precisava passar por testes para fazer parte da Patch Tuesday, o ciclo mensal de atualizações do Windows e dos programas da Microsoft.

Além de eliminar a vulnerabilidade do Windows 10 que poderia levar a um comprometimento total do sistema, a Microsoft também disponibilizou um total de 14 atualizações de segurança, onde outras seis falhas eram classificadas como críticas. Entre os programas afetados pelas correções estão o Windows (em todas as versões), a suíte Office, o Internet Explorer, o navegador Edge e o plugin do Flash.

Apesar do alarde, a falha de segurança descoberta pela equipe de ameaças do Google foi considerada apenas “Importante” no sistema classificatório adotado pela Microsoft. Terry Myerson, presidente da divisão Windows da Microsoft, criticou duramente a atitude tomada pelo Google de tornar pública a vulnerabilidade e afirmou que não havia risco para o usuário comum de ser afetado pelo problema, uma vez que os relatos de ataques baseados na falha eram fruto da ação de um grupo de hackers russos contra alvos específicos.

Ainda de acordo com o Myerson, a vulnerabilidade não poderia atingir usuários que estivessem com a Atualização de Aniversário do Windows 10 instalada, onde a falha de segurança já não aparecia. O executivo afirmou que o Google agiu de forma prematura ao expor a vulnerabilidade.