Microsoft Xim
Categorias

Microsoft lança XIM, app para facilitar compartilhamento de fotos entre dispositivos

A Microsoft lançou hoje um aplicativo que promete facilitar bastante o compartilhamento de fotos entre dispositivos móveis. Trata-se do XIM, desenvolvido pela equipe do FUSE labs, da Microsoft Research.

O aplicativo, além de gratuito, foi lançado para Android e Windows Phone (a versão para iOS chega em breve, segundo a Microsoft). Ele parece bastante interessante, e permite que os usuários compartilhem fotografias de forma muito rápida e simples. É possível realizar o compartilhamento até mesmo com pessoas que não possuem a app instalada em seus smartphones.

Isto é possível porque assim que um XIM é criado por determinado usuário, com as fotos que ele escolher, tal conteúdo é enviado para a nuvem e pode então ser visualizado através de qualquer navegador móvel. Da mesma forma, todas estas streams são sincronizadas entre todos os aparelhos convidados, o que significa que qualquer novo conteúdo será automaticamente incluído e visível para todos. É como se todos estivessem sentados, um ao lado do outro, visualizando as fotos em um único aparelho.

Microsoft XimEste armazenamento na nuvem é temporário, vale lembrar, expirando dentro de algum tempo. Os “receptores” podem, individualmente, cada um em seus respectivos aparelhos, utilizar zoom e alternar entre uma foto e outra. A fonte das fotos pode ser o próprio rolo da câmera ou então serviços como o OneDrive e o Dropbox, por exemplo. Também é possível utilizar imagens do Facebook ou do Instagram, vale lembrar.

O criador do XIM pode enviar os convites utilizando o número dos celulares ou então os e-mails, e a ferramenta também conta com um recurso de chat. Esta é uma das vantagens oferecidas a quem também utilizar a app para visualizar as fotos, sendo que desta forma também é possível que os convidados enviem material.

Tudo parece bastante interessante, mas por enquanto, infelizmente, o Microsoft XIM não está disponível no Brasil. Entramos em contato com a Microsoft, através do e-mail fornecido no próprio site do produto, e a resposta que obtivemos foi a seguinte:

Olá… Desculpe, mas o XIM está sendo lançado somente nos Estados Unidos, hoje. Iremos disponibilizar para outros países em breve, então, fique atento”.

Em resposta ao nosso e-mail posterior, a respeito do lançamento ou não no Brasil, em específico, foi-nos dito o seguinte:

Nós não estamos autorizados a comentar a respeito de prazos de disponibilidade para países específicos, mas nós adoramos o Brasil, então, estamos ansiosos para que o XIM chegue ao Brasil em breve“.

É muito provável que a app seja mesmo lançada no Brasil em breve. Enquanto isso, fique com um trailer que explica como ela funciona: