O Computer History Museum (CHM) está liberando desde ontem o código-fonte original de dois programas que foram fundamentais para a popularização e evolução dos computadores domésticos: o MS-DOS e o Word for Windows.
A iniciativa conta com o total aval da Microsoft. “MS-DOS e Word for Windows construíram as bases para o sucesso da Microsoft na indústria de tecnologia”, declarou Roy Levin, engenheiro e gerente da Microsoft Research. “Ao abrir estes códigos-fonte para os arquivos do Computer History Museum, a Microsoft está disponibilizando estes sistemas históricos de uma era inicial da computação pessoal para a comunidade para estudos históricos e técnicos”.
As versões liberadas dos programas são o MS-DOS 1.1 de 1982, MS-DOS 2.0 de 1983 e a versão 1.1a do Word for Windows. Para começar a entender como o tempo voa no mundo da tecnologia, basta lembrar que esta primeira versão do MS-DOS, um sistema operacional inteiro, ocupava somente 12K bytes de memória, menos que a imagem que ilustra esta notícia.
“Nós acreditamos que a preservação de códigos-fonte históricos como os desses dois programas é a chave para a compreensão de como o software evoluiu de suas raízes primitivas para se tornar uma parte crucial de nossa civilização” afirmou Len Shustek, Diretor do CHM.
Para baixar o código do MS-DOS V1.1 e 2.0 acesse: https://www.computerhistory.org/_static/atchm/microsoft-ms-dos-early-source-code/agreement/
E para baixar o código do Word for Windows acesse: https://www.computerhistory.org/_static/atchm/microsoft-word-for-windows-1-1a-source-code/agreement/