Educação básica é um dos pilares para a evolução tecnológica de um país e inspirar educadores a utilizarem a tecnologia para potencializar o aprendizado dentro e fora de sala de aula é fundamental.
Pensando nisso, a Microsoft realizou na galeria Barco, em São Paulo, nessa quinta-feira o Microsoft Education Inspired, um evento que colocou lado a lado profissionais da área de educação, especialistas, empreendedores e lideranças,
O tema principal do encontro foi o uso de tecnologias em sala de aula. Para discutir esses e outros temas relevantes dentro do contexto educacional, o InspirED organizou conversas em formato de mesa-redonda ao redor de quatro eixos:
- Gamificação: Como os games podem ser utilizados em sala de aula dentro de uma proposta pedagógica. Professores apresentaram possibilidades de diálogos entre teoria e prática, com exemplos concretos de turmas que utilizam games.
- Programação: A linguagem de programação é uma habilidade fundamental no século XXI. A questão que foi levantada é como preparar professores para navegar nessa linguagem e utilizá-la a favor da aprendizagem.
- Novos Formatos Digitais: Atualmente, são muitas as opções de ferramentas digitais à disposição dos educadores, mas o desafio é usá-las com inovação e propriedade. A mesa-redonda trouxe exemplos de usos em escolas.
- Colaboração em sala de aula: Compartilhar conhecimentos e trabalhar de maneira colaborativa em ambientes virtuais traz consistência ao caminho estudantil e acadêmico dos jovens. Como as ferramentas disponíveis ajudam nesse processo?
Entre os convidados, Fabio Zsigmondo, fundador do espaço Mundo Maker, compartilhou com o público sua experiência. O projeto promove oficinas que misturam o uso de equipamentos tecnológicos com materiais rústicos, mesclando robótica, programação e tecnologias digitais com marcenaria. Através de teleconferência, com tradução simultânea do Skype Translator, o diretor Andy Howard, da Escola-Modelo Myddelton College, do País de Gales dividiu casos interessantes do seu dia a dia nas salas de aula de uma Escola-Modelo da Microsoft.
O público presente também teve acesso a quatro workshops utilizando ferramentas da Microsoft: Ensino híbrido com Office 365; Produzindo conteúdos digitais com Office 365; Sala de aula digital com OneNote e Microsoft Classroom e Mundo Maker com a colaboração oferecida pelo Office 365. Todos eles tinham o intuito de proporcionar aos professores uma vivência de como aplicar a tecnologia em sala de aula de maneira inovadora.
O diretor de educação da Microsoft, Antônio Moraes, líder da equipe organizadora do evento, se mostrou bastante satisfeito com os resultados. “Este evento foi bastante significativo porque conseguimos liderar discussões relevantes ao lado de especialistas, empreendedores e, principalmente, de educadores que vivem o dia a dia das escolas”, afirmou. “A tecnologia, que muitas vezes é gratuita ou de baixo custo, proporciona novas práticas educacionais e mudanças de comportamento”, completou.