A Microsoft pagará 50 milhões de dólares por ano, durante três anos, e contratará ao menos 400 funcionários do Yahoo como parte do recente acordo na área de buscas anunciado pelas duas companhias na semana passada. O pagamento pode ser usado pelo Yahoo para cobrir despesas de transição e implementação dos termos do contrato.
As informações são de um documento da Securities and Exchange Commission, órgão que regulamenta o mercado de valores norte-americano e tem atuação semelhante à Comissão de Valores Mobiliários brasileira, colocado na internet. Em cinco dos dez anos de duração do acordo, a Microsoft poderá optar por engajamento exclusivo nas vendas de serviços de publicidade da companhia de internet, aponta o documento. Nesse caso, o Yahoo vai embolsar 93% da receita gerada pela busca do site – que passa a usar o Bing, da Microsoft – em vez de apenas 88%.
Alguns termos inclusos no documento podem tirar o Yahoo do negócio. Um deles seria o desempenho da receita média anual em buscas do Bing nos Estados Unidos se manter abaixo de uma determinada porcentagem na receita estimada pela busca do Google.
O Yahoo pode também sair do negócio se a Microsoft decidir fechar seu negócio de buscas – vendendo a unidade para outra companhia, por exemplo. Nesse caso, o Yahoo teria a prioridade de aquisição.
O negócio entre as companhias deve ser finalizado no dia 27 de outubro e a estimativa é que o período de implementação dure dois anos – esse prazo pode ser estendido pelo Yahoo se for necessário lidar com aprovações antitruste.
Com informações de IDG News Service.