Categorias

Microsoft planeja levar .NET para o Mac e Linux em breve

Há mais de 12 anos, o .NET framework tem sido o modelo de programação para desenvolvedores que querem criar aplicativos para Windows. Mas, em seus esforços para fazer suas ferramentas de desenvolvimento se tornarem multi-plataforma, a Microsoft anunciou hoje que planeja levar .NET para o Mac e Linux em breve.

Durante a conferência de desenvolvedores da Microsoft, a Build, no início deste ano, foi anunciada a Fundação .NET, que vai cuidar deste novo projeto.

O vice-Presidente Executivo da Microsoft para Nuvem e Empresas, Scott Guthrie, disse que desenvolvedores geralmente afirmam que, embora gostem do .NET, muitos não o usam porque ele é de código fechado e só suporta Windows. “Depois de quarta-feira, todas as razões para não usá-lo desaparecerão”, prometeu Guthrie.

51f85583863460702231d437ac763a58.jpg

Microsoft planeja criar um repositório no GitHub com o código .NET para começar o projeto. Como exatamente a versão final será ainda continua um mistério, porém a empresa espera que em breve você seja capaz de executar um aplicativo .NET em um recipiente Docker no Linux via Microsoft Azure.

“Este definitivamente não é seu final, mas esperamos que seja o renascimento do .NET para um público maior de desenvolvedores”, disse Guthrie ao site TechCrunch.