Categorias

Microsoft pode adotar P2P para distribuir atualizações do Windows 10

Após muitos anos e muitas reclamações, a Microsoft pode finalmente descentralizar o processo de distribuição de atualizações de seus sistemas operacionais. Vários indícios apontam o uso de P2P no Windows 10.

A última versão vazada do sucessor do Windows 8 já vem uma opção de “atualização de mais de uma origem”, o que significa que será possível baixar updates e aplicativos através de distribuição peer-to-peer, ponto a ponto, para agilizar a velocidade de download. Segundo o vazamento, será possível baixar os arquivos a partir dos servidores da Microsoft, combinados com PCs da rede local ou mesmo PCs da Internet.

windows10p2pupdates1_1020.0

Essa mudança da mentalidade da Microsoft, que sempre concentrou seus serviços de distribuição de atualizações e programas no Microsoft Update, deu seu primeiro sinal em 2013, quando a empresa adquiriu a Pando Networks, criadora de um protocolo P2P similar ao utilizado em torrents. Oficialmente, a Microsoft não confirmou ainda a nova funcionalidade.

Uma das principais razões para a demora na implementação do P2P como alternativa de distribuição é a segurança. Programas e atualizações podem ser falsificados ou adulterados em um ambiente não controlado, mas analistas acreditam que não seria difícil para a Microsoft implantar mecanismos de autenticação capazes de verificar a legitimidade do material baixado através do novo sistema antes de serem instalados no Windows 10.