Categorias

Microsoft pode estar trabalhando em novo navegador

Quem comprar o Windows 10 em 2015 pode ter uma surpresa na hora de escolher seu navegador: o próximo sistema operacional da Microsoft não virá apenas com o Internet Explorer 11, mas também com um novo navegador criado do zero pela empresa.

Segundo o site Zdnet, o codinome do projeto é Spartan e busca construir um navegador leve, “como o Chrome e o Firefox”, com suporte a extensões e novo visual. Apesar da vontade de revolucionar o navegador oficial da Microsoft, Spartan continuaria utilizando o motor Chakra para JavaScript e o Trident para renderização, tecnologias que já são o cerne do Internet Explorer atualmente, em detrimento do WebKit, adotado por quase todos os seus concorrentes.

Mas a Microsoft não teria interesse em aposentar o veterano IE. A versão 11 do atual navegador viria com o Windows 10 por questões de retrocompatibilidade. O futuro da marca, entretanto, é incerto e a própria Microsoft já insinuou no passado a possibilidade de dar outro nome para seu navegador e se livrar da má-fama que o Internet Explorer acumulou ao longo dos anos.

Spartan por enquanto é apenas um codinome e não se sabe como será chamado este novo navegador, se é que ele existe mesmo. Estas e outras questões sobre o Windows 10 poderão ser respondidas na conferência agendada pela Microsoft para 21 de Janeiro. Agora só nos resta aguardar para ver.