Categorias

Microsoft prova que Google Chrome drena a bateria do seu laptop

Houve uma época, antes de Satya Nadella, em que a Microsoft vivia apontando as falhas do Google. Depois de uma breve trégua, a empresa está agora em campanha para provar que o Google Chrome drena a bateria do seu laptop.

Na verdade, o problema é velho conhecido dos usuários e do próprio Google, mas a Microsoft aponta que é gritante a diferença entre o consumo do Chrome o consumo do Edge.

A Microsoft conduziu dois testes em laboratórios comparando seu navegador com os concorrentes Chrome, Mozilla Firefox e o Opera em termos de consumo de bateria. Em um dos testes, envolvendo navegar pelos sites mais populares, rolar artigos, abrir novas abas e consumir alguns vídeos, a vitória coube ao Edge e ao Firefox, com o Chrome apresentando a pior performance.

Mas a diferença maior apareceu no segundo teste, em que laptops iguais, plenamente carregados, em conexões iguais, ficaram ligados em um streaming de vídeo em HD em tela cheia até esgotar a bateria. O notebook rodando o experimento com o navegador Edge permaneceu ligado por 7 horas e 22 minutos. Já o laptop que estava executando o Google Chrome para a tarefa, aguentou somente 4 horas e 19 minutos antes de desligar sozinho.

https://youtu.be/rjrxOOfi54k

A Microsoft também compilou dados de utilização de milhões de PCs equipados com o Windows 10 e chegou à mesma conclusão: em termos de consumo de energia, o Chrome não se compara ao Edge ou ao Firefox. Segundo a empresa, “nós desenhamos o Microsoft Edge do zero para priorizar eficiência de energia e entregar mais vida de bateria, sem nenhum modo especial de economia de bateria ou alterações nas configurações básicas”.

Até o momento, o Google não se manifestou sobre os resultados obtidos pela Microsoft.