Microsoft foi responsável por toda a infraestrutura tecnológica do Portal oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e divulgou hoje um balanço geral do website.
Durante os 17 dias de competições, foram 47 milhões de visitantes online oriundos de mais de 200 países de todos os cantos do planeta.
Ao todo, mais de 460 milhões de páginas foram visualizadas, gerando bilhões de solicitações nas máquinas virtuais de Windows Azure e cerca de 200 mil requisições por segundo (que incluem acessos e cliques), em quatro idiomas (português, inglês, espanhol e francês) e em diferentes dispositivos. Todas as informações foram disponibilizadas em mais de 50.000 diferentes páginas HTML, desde o Revezamento da Tocha Olímpica até seções “ao vivo” com detalhes das competições da Rio 2016.
Com mais de 300 servidores Microsoft Azure e datacenters distribuídos em três continentes e mais de 180 profissionais da Microsoft mobilizados para o projeto em 8 subsidiárias, foi possível trazer a exibição dos resultados de mais de 300 provas das 42 disciplinas esportivas, além de calendário, regras estabelecidas pelas Federações, dados sobre os mais de 10 mil atletas e equipes, ranking de medalhas, desempenho por país e muito mais.
Para Adriana Garcia, diretora de Comunicação do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, “com as tecnologias da Microsoft e da Atos integradas, nós conseguimos oferecer aos visitantes do portal dos Jogos Rio 2016 a melhor experiência de navegação e com menor tempo de resposta no acesso ao conteúdo dos Jogos Olímpicos no Brasil”.
“A Microsoft, como fornecedora oficial dos Jogos Rio 2016 na categoria de Software de Sistema Operacional, está orgulhosa, juntamente aos demais parceiros de tecnologia da Rio 2016, em oferecer aos Jogos Olímpicos realizados no Brasil toda a estrutura tecnológica necessária para conectar e informar rapidamente milhões de fãs do esporte em todo o mundo”, afirmou Alfredo Deak, diretor do projeto do Portal dos Jogos Rio 2016 na Microsoft Brasil.
De acordo com os números computados, os países que mais acessaram foram: Brasil, EUA, Reino Unido, Índia e Canadá. As páginas mais acessadas durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 foram: Home, Agenda e Quadro de Medalhas. Durante o evento, os esportes mais populares/buscados foram Atletismo, Badminton e Tênis.