Categorias

Microsoft quer trazer Realidade Misturada

A Microsoft tem planos ambiciosos para o Windows 10, Realidade Virtual e Realidade Aumentada: misturar tudo e dominar o mercado da chamada “Realidade Misturada”.

A empresa pretende conquistar essa “nova fronteira”, interagindo a realidade com conteúdo digital em tempo real e tendo seu novo sistema operacional como a ponta de lança dessa invasão.

“Oferecer dispositivos com a habilidade de perceber o mundo, quebrar as barreiras entre a realidade virtual e a física é aquilo que chamamos de realidade misturada. Imagine acoplar um dispositivo de VR e visualizar suas mãos físicas enquanto você manipula um objeto, trabalhando em uma imagem escaneada 3D de um objeto real, ou trazendo uma representação holográfica de outra pessoa para seu mundo virtual de forma que vocês possam colaborar”, declarou a empresa em seu blog oficial.

A visão da empresa para o futuro parece saída da ficção-científica, mas está logo ali nos próximos anos. Confira o vídeo de apresentação:

https://youtu.be/rCRa_l8YZ7k

A Microsoft acredita que até 2020 serão produzidos 80 milhões de dispositivos de VR por ano no mercado. Mas a empresa descreve o cenário atual como confuso para o usuário: diferentes dispositivos, com diferentes interfaces e aplicações, que não interagem entre si. A proposta da Microsoft é construir uma plataforma unificada, chamada de Windows Holographic com parceiros de hardware e software para “libertar por completo a computação holográfica”.

Intel, AMD, Qualcomm, HTC, Acer, ASUS, CyberPowerPC, Dell, Falcon Northwest, HP, iBuyPower, Lenovo, MSI já estão engajadas na iniciativa e a Microsoft convida outras empresas a embarcarem nessa proposta: “Windows: A Única Plataforma de Realidade Misturada”. Mais detalhes da investida da empresa serão revelados durante a WinHEC 2016, que acontece no segundo semestre em Taipei.