Categorias

Microsoft recria game clássico do Windows 95 para a web

Para completar a nostalgia, Microsoft coloca easter egg que remonta o visual do Windows 96 no game
Para completar a nostalgia, Microsoft coloca easter egg que remonta o visual do Windows 96 no game

A Microsoft está trazendo o clássico game Hover! para a internet. O jogo é basicamente uma combinação de “carrinhos bate-bate” com o jogo de capturar a bandeira, e originalmente vinha incluso em uma pasta do CD de instalação do Windows 95 chamada “fun stuff”. A Microsoft trabalhou co o desenvolvedor independente Dan Church para trazer o Hover! para a web. Ele demorou cerca de dois meses para finalizar o game, e agora os fãs do jogo poderão se divertir nos modos clássico e moderno do game.

De acordo com o diretor-sênior de Marketing do IE, Roger Capriotti, Church fez contato com a Microsoft assim que soube do IE11 e do WebGL. A parceria resultou em uma nova versão do Hover!, construída com as mais recentes tecnologias WebGL. Ainda que pareça muito diferente da versão original, o gameplay, os motores de física e as fases originais ainda estão presentes no jogo, de forma que ele continue bastante familiar, mesmo tendo a aparência renovada.

Além da aparência, a Microsoft desenvolveu um novo modo multiplayer, e oferece suporte para touchscreen, de forma que os usuários do IE11 no Windows 8.1 possam utilizar a tela para jogar.

Se apenas o jogo por si só já não fosse suficientemente nostálgico, a Microsoft ainda escondeu um easter egg no game. Na página principal do game, ao digitar “bambi” o usuário ativa um modo retro, que nada mais é do que a aparência do Windows 95. Ainda que não seja uma versão funcional do sistema, o usuário pode dar dois cliques nos “executáveis” que aparecem – share_fb.exe e tweet.exe – e o “instalador” vai auxiliar o usuário a compartilhar a página nas redes sociais.

Segundo Capriotti, o projeto é basicamente uma forma de reviver um game e mostrar o potencial do IE11 e do WebGL. Enquanto promove o novo IE, a nova versão web do Hover! vai funcionar em qualquer browser que suporte o WebGL. A Microsoft acredita que o site não vai só destacar seu trabalho com o WebGL, como também causar um pouco de nostalgia nos fãs.