Categorias

Microsoft terá conferência dedicada ao futuro do Windows nessa quarta-feira

Amanhã, dia 26, a Microsoft realizará em Nova Iorque um evento para a imprensa onde apresentará o que vem pela frente com Windows 10.

O evento terá transmissão ao vivo nessa quarta-feira, a partir das 12h (Horário de Brasília) aberta para todos os interessados no endereço oficial.

Mas o que a Microsoft pretende anunciar na apresentação? Como é comum no meio, a empresa não deu qualquer pista do que poderá ser abordado, mas, como também é comum no meio, não faltam especulações e rumores sobre o que a Microsoft tem na manga para essa quarta-feira: um Surface híbrido, que combina desktop e mobilidade; uma planilha de evolução do Windows 10; novidades relacionadas às aplicações comerciais do HoloLens; e, quem sabe, talvez o retorno do esquecido Surface Phone.

microsoft-imagine

Boatos sobre um Surface all-in-one desktop, que combine a praticidade de um dispositivo móvel com o suporte e o teclado de um dispositivo fixo, vem surgindo a todo momento. O indício mais sólido de que ele está em desenvolvimento são um mouse e um teclado patenteados pela Microsoft nas cores características do Surface. Mas há outras pistas de que o aparelho é real e há quem diga que ele pode se chamar Surface Studio.

Uma vez que o evento de amanhã é oficialmente dedicado ao Windows 10, é claro que o sistema operacional terá um papel de destaque no volume de anúncios. A Microsoft já adiantou que o Windows 10 não terá nenhuma atualização esse ano, mas há grandes planos para Redstone 2, a grande evolução do sistema programada para o ano que vem e que teria uma importância similar à Atualização de Aniversário. Espera-se que a Microsoft revele todos esses planos durante a apresentação.

Até o momento, o HoloLens parece correr por fora da estratégia da Microsoft, mas o Redstone 2 trará a partir do ano que vem suporte para a Realidade Aumentada no Windows 10 e a empresa está determinada a construir um ecossistema ao redor da tecnologia. Com o dispositivo finalmente disponível para consumidores curiosos, uma versão do Paint com suporte a 3D e um sistema operacional que em breve irá se integrar a ele, esse pode ser o momento do HoloLens ocupar o centro do palco.

E o Surface Phone? Um dos mais antigos rumores da Microsoft está relacionado ao eventual sucessor do Windows Phone, algo que a empresa insinuou no passado, prometeu e depois passou a fazer silêncio. Na verdade, não há nenhum boato no momento que aponte que a hora chegou para a Microsoft voltar a investir em hardware de plataformas móveis, então, encare essa possibilidade como a grande surpresa do evento.