Categorias

Microsoft testa acesso a Cortana na tela de bloqueio do Android

A Microsoft está testando o acesso a Cortana na tela de bloqueio do Android na versão para testes da assistente digital disponível para alguns usuários.

Através dessa funcionalidade, é possível ativar a assistente por voz rapidamente sem a necessidade de se desbloquear o dispositivo móvel.

O recurso é totalmente opcional para quem está utilizando a versão de testes de Cortana. Uma janela dentro do aplicativo aparece e pergunta se o usuário está interessado em ativar a funcionalidade na tela de bloqueio. Para quem usa aplicativos customizados nesse espaço, Cortana não interfere em nada, apenas cria um ícone adicional de acesso na interface, permitindo seu uso mesmo com o aparelho bloqueado.

cortana-lockscreen

Já quem está preocupado com sua privacidade, é melhor ficar atento: ao ativar Cortana na tela de bloqueio, não é solicitada qualquer identificação do usuário. Ou seja, qualquer um com acesso físico ao dispositivo móvel poderá utilizar a assistente digital, que pode estar integrada ou não com dados pessoais do dono, de acordo com sua configuração prévia.

Por enquanto, o recurso está em fase de testes e não há uma previsão de quando a Microsoft irá disponibilizá-lo para todos os usuários de Cortana na plataforma. Vale lembrar que uma funcionalidade idêntica já está disponível no Windows 10, desde a Atualização de Aniversário.