Categorias

Microsoft torna o Windows 10 uma “atualização recomendada” para Windows 7 e 8.1

A Microsoft está determinada a tornar o uso do Windows 10 obrigatório para os usuários de sistemas operacionais anteriores e acaba de subir a classificação da atualização do sistema para “recomendada”.

Até ontem, o Windows 10 aparecia no serviço Windows Update como uma “atualização opcional”, que exigia a interação do usuário para ser instalada. A partir de agora, o upgrade pode ser automático.

Quem tem o Windows Update configurado para instalar automaticamente atualizações importantes e recomendadas poderá receber o Windows 10 a qualquer momento a partir de agora, sem que seja necessária a iniciativa do usuário. Vale lembrar que esta é a configuração do padrão do Windows 7 e 8.1.

Para desativar essa funcionalidade, o usuário precisa ir nas configurações do Windows Update e desmarcar a opção “Envie-me atualizações recomendadas da mesma maneira como eu recebo atualizações importantes”.

A Microsoft já foi acusada antes de instalar automaticamente o novo sistema operacional sem o consentimento do usuário ou mesmo utilizar uma interface ambígua de atualização para angariar base instalada para o Windows 10. Com as mudanças impostas ao Windows Update, a empresa oficializa a pressão para que o maior número possível de usuários migre de versão.

A próxima Patch Tuesday da Microsoft, segunda terça-feira de cada mês quando são publicadas atualizações de segurança importantes, está programada para acontecer no dia 9 de Fevereiro, em pleno Carnaval no Brasil. Se os administradores de sistema não se prepararem adequadamente, o Windows Update pode preparar um susto para o retorno na Quarta-Feira de Cinzas.