Categorias

Microsoft utiliza HTML5 e converte jogo do iPhone

Microsoft Surface  agora
A Microsoft dá um grande passo no desenvolvimento para web, com a conversão do game de iPhone e iPad Contre Jour. Desenvolvido para plataformas multitouch – como o Surface – o aplicativo mostra a nova tendência de “beleza da rede”, por parte da empresa.

Segundo o diretor-geral do Internet Explorer, Ryan Gavin, a ideia é criar uma transição entre o sistema operacional e a web.  Para Gavin, ao contrário dos aplicativos em Flash, Contre Jour não possui aquela “caixa”, que limita o usuário a um navegador, proporcionando uma experiência diferente daquelas que o usuário está habituado:  “Uma das coisas legais da experiência é que o usuário esquece instantaneamente que é um website, e esse é o ponto”.

Os Apps vêm ganhando a atual guerra entre a web móvel e os aplicativos. Gavin afirma que a web se tornou secundária, mas a Microsoft busca superar essa imagem, pois combinar web e aplicativos ajuda desenvolvedores a divulgar seus conteúdos para novos usuários, e fornece uma ponte para um aplicativo original.

“Como nós podemos fazer esses sites, de uma performance, de uma experiência, de uma perspectiva touchscreen, tão bons quanto aplicativos nativos? Existem parceiros no outro espectro, que apenas querem desenvolver aplicativos. Mas há muita coisa no meio, com sites e aplicativos”.

A Microsoft não é a única produtora de browsers que apresentou jogos que começaram como aplicativos e migraram para a web: o Google convenceu a Rovio a transportar o universo de Angry Birds para o Chrome e Google+. A gigante de buscas também oferece na loja do Chrome diversos jogos da Zynga e de outras desenvolvedoras. A Microsoft agora também busca entrar nesse nicho de mercado, apresentando conversões para a web de jogos como Cut The Rope.