Categorias

Microsoft vai demitir metade de sua força de trabalho no Brasil

A Microsoft fechou a fábrica que possuía na Zona Franca de Manaus, encerrou suas operações na região e cortou 1200 funcionários.

Com a mudança, o Xbox nacional passará a ser produzido em Sorocaba. Segundo a coluna Radar Online, da revista Veja, a falta de comando na Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) influenciou na decisão.

De acordo com o site institucional, a Microsoft possuía cerca de 2400 profissionais em todo o país. Com o fim de suas operações na Zona Franca, a empresa corta de uma única vez metade de sua força de trabalho. Os incentivos fiscais pesaram na hora da decisão, em um momento em que a Microsoft se reestrutura globalmente.

A fábrica que existia na Zona Franca de Manaus havia sido incorporada à Microsoft após a aquisição da divisão de celulares da Nokia. Lá eram produzidos os smartphones da linha Lumia e o console Xbox. Por um valor não determinado, a fábrica agora passa a pertencer à Flextronics, fabricante de equipamentos eletrônicos com um longo relacionamento com a Microsoft e antigo montador do Xbox.

Com a saída da Microsoft das operações, os trabalhadores da fábrica perderão seus empregos. O presidente do Sindicato do Metalúrgicos do Amazonas (Sindimetal), Valdemir Santana, declarou ao Valor que alguns funcionários tem o direito à estabilidade e não poderão ser demitidos. A Microsoft alega que a situação já havia sido comunicada em Setembro e que “está empenhada em apoiar os funcionários durante esta transição”.