Categorias

Microsoft vai fechar 27 lojas físicas no Brasil

A Microsoft confirmou os rumores de que 27 de suas lojas físicas no Brasil serão fechadas em breve. Os pontos de venda fazem parte da rede da franqueada Águia Telecom e deixarão de existir.

Oito estados brasileiros serão afetados e passarão a não contar mais com Microsoft Stores. Apenas algumas lojas da região Nordeste continuarão operando, por não fazerem parte da franquia.

As lojas anteriormente eram pontos de venda da Nokia, adquirida pela Microsoft em 2013. Segundo a empresa, essa foi uma decisão estratégica tomada de comum acordo com seus franqueados. Mas a Águia Telecom não quis comentar sobre o fechamento das lojas.

Os estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraná e Amazonas terão que dizer adeus para as Microsoft Stores. Os usuários de produtos da empresa continuarão com acesso a 23 lojas espalhadas nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Pernambuco e Sergipe. Em comunicado oficial, a Microsoft explica que os consumidores também seguirão sendo atendidos pela web e que “continuará com o serviço online da marca, operando normalmente e atendendo a todo o território nacional”.

Segundo especialistas, a Microsoft está sentindo o impacto da crise financeira no Brasil, assim como da alta do dólar, da péssima performance de sua linha de smartphones e da queda da chamada Lei do Bem, que reduzia consideravelmente a alíquota de impostos sobre dispositivos eletrônicos no país e foi revogada recentemente. “O mercado brasileiro teve queda de 15% em 2015, e deve ter a mesma queda em 2016”, revelou Leonardo Munin, analista da consultoria IDC Brasil.