Categorias

Microsoft vai fechar sua rede social

A plataforma de pesquisas Fuse Labs da Microsoft anunciou hoje que irá encerrar sua rede social a partir do dia 14 de Março.

O anúncio pegou muita gente de surpresa, que nem se lembrava mais da existência de So.cl, tentativa experimental da empresa de entrar no mercado de redes sociais, depois do Spaces.

So.cl foi lançada em 2012, foi notícia por aqui e depois sumiu de nossos radares. A rede social era bastante similar ao Pinterest, com a publicação de postagens e fotos em colunas que preenchem a página inteira. No lugar das curtidas, smiles que tinham o mesmo efeito. Além de conteúdo em fotos e textos, So.cl (ou Socl, uma alteração da palavra “Social”) tinha suporte também para a publicação de vídeos de usuários.

Mas a rede social experimental da Microsoft também introduziu algumas funcionalidades pioneiras e outras que continuam inéditas entre suas rivais: colagem de conteúdo (organizado a partir de buscas e links), tradução automática para diferentes línguas, histórias contadas através de coleções de postagens agrupadas e novos modelos de compartilhamento e criação de postagens, com nomes estranhos como Picotales, Video Parties, Blinks e Kodu.

A Fuse Labs escreveu um texto de despedida, agradecendo aos usuários e explicando que “Socl tem sido um maravilhoso ponto para expressão criativa, assim como um lugar para apreciar uma comunidade generosa de pessoas com pensamentos semelhantes, para compartilhar e aprender em conjunto”. A divisão de pesquisas afirma que aprendeu “valiosas lições sobre o que é necessário para se estabelecer e manter uma comunidade assim como introduzir novas formas para criar, compartilhar e colecionar as coisas digitais que nós amamos”.