A Microsoft está buscando colocar o Windows Phone entre os três principais sistemas do mercado. Para isso, a companhia aposta na grande comunidade de desenvolvedores e no crescimento do interesse desses profissionais na criação de aplicativos para o sistema móvel.
Segundo o gerente geral do Windows Phone no Brasil, Celso Winik, a Microsoft busca alcançar a terceira colocação a curto prazo. Dados do instituto de pesquisas tecnológicas Gartner indicam que o Windows Phone é o sexto sistema mais popular. O Android é o líder do ranking, com 72,4% de participação, seguido pelo iOS (13,9%), e pelo BlackBerry (5,3%).
No entanto, o instituto estima que o sistema móvel da Microsoft cresça rapidamente, e ocupe a segunda posição do ranking já em 2015, sendo superado apenas pelo Android.
Para que esse quadro se torne realidade, a Microsoft pretende estimular os desenvolvedores que já criam aplicativos para os PCs a elaborarem aplicativos para a plataforma móvel.
– Os aplicativos são um fator crítico para o sucesso do sistema. Os 750 mil profissionais que já desenvolvem para Windows podem reaproveitar códigos em aplicativos voltados para o Windows Phone. O crescimento do interesse do usuário vai estimular o desenvolvimento – afirma Winik
Atualmente, cerca de 120 mil aplicativos estão disponíveis na loja do Windows Phone, número bastante inferior aos mais de 700 mil disponíveis nas lojas dos rivais Android e iOS.