Categorias

Microsoft turbinou o Word Flow

A Microsoft anunciou ontem uma nova versão do aplicativo Word Flow, com funcionalidades que vão além de facilitar a digitação.

Com as mudanças, o aplicativo de teclado para iOS, lançado em Abril, passa a ter também suporte a GIFs animados e integração com o Bing, para pesquisar enquanto se escreve.

O aplicativo é fruto da compra da Swiftkey pela Microsoft em Fevereiro e faz parte da estratégia da empresa de oferecer produtos e serviços para diversas plataformas móveis. Inicialmente lançado para a própria linha de Windows Phone da Microsoft, o aplicativo foi portado para iOS como uma alternativa ao teclado padrão do iPhone. Com suporte a sugestão inteligente de palavras e digitação com uma única mão, o Word Flow se tornou um produto bastante competitivo.

E competição veio logo em seguida, quando o Google lançou o Gboard para a plataforma móvel de sua principal rival. Além de facilitar a digitação, o aplicativo também trazia acesso direto ao buscador Google e seus resultados diretamente de sua interface, fortalecendo a marca mesmo no ambiente iOS, além de pesquisa por GIFs, previsão do tempo, restaurantes etc. O resultado é introduzido onde o usuário digita, com um toque.

As mudanças do Word Flow são uma clara reação à entrada do Gboard, uma vez que as funcionalidades adicionadas são muito similares àquelas introduzidas pelo produto do Google. No lugar do buscador concorrente, entra o Bing, mas as opções são praticamente idênticas: suporte a GIFs, pesquisa por clima, restaurantes, notícias etc. O resultado? É introduzido onde o usuário digita, com um toque.

Tudo indica que as duas empresas iniciaram uma guerra por um espaço dentro do ecossistema da Apple. Os usuários só tem a agradecer pela competição e pelo investimento.

O Word Flow 2.0 é gratuito e já está disponível na App Store.