Funcionários da Nintendo e fãs foram homenagear o falecido presidente da empresa, Satoru Iwata, que morreu na semana passada com apenas 55 anos.
O lugar de descanso final de Iwata, um templo japonês em Kyoto, a cidade natal da Nintendo, foi visitado por mais de três mil pessoas.
Por costume japonês, foram realizados dois dias de serviços funerários, e o Wall Street Journal relata que mais de 2.600 pessoas visitaram seu caixão no primeiro dia, e 1.500 foram no dia seguinte.
After two hours waiting in the rain the line is finally moving – about 3000 ppl have come or so I hear pic.twitter.com/wF3E8jkarc
— Dylan Cuthbert (@dylancuthbert) July 17, 2015
A última cerimônia fúnebre realizada nesta madrugada (manhã no Japão) contou com a presença de diversos membros da indústria japonesa, incluindo o ex-chefe da equipe por trás de Sonic, Yuji Naka, e o criador de Super Smash Bros, Masahiro Sakurai.
Depois de anunciar a morte de Iwata na segunda-feira desta semana, a Nintendo observou que, pelo menos por enquanto, a empresa seria comandada por Miyamoto e Genyo Takeda.
Takeda disse hoje que pretende completar o trabalho que Iwata começou, prometendo que as sementes plantadas por ele um dia iria se tornar flores “que vão fazer as pessoas ao redor do mundo sorrirem.”
Fãs e desenvolvedores da indústria de games também fizeram homenagens ao ex-CEO durante essa semana nas redes sociais.