Categorias

Minecraft passa a ter ferramenta embutida para o ensino de programação

O novo Windows 10 S não é a única arma no arsenal da Microsoft para cativar o público estudantil: a versão educativa de Minecraft acaba de ganhar mais uma funcionalidade de peso.

Batizado de Code Builder, o recurso irá ensinar os fundamentos de JavaScript de dentro do próprio jogo, iniciando estudantes do mundo inteiro no conceito de lógica de programação.

Iniciativas que utilizam o Minecraft como ferramenta de aprendizado não são inéditas, mas essa é a primeira vez que uma funcionalidade nessa direção é embutida diretamente no jogo. Através do Minecraft: Education Edition, estudantes e professores poderão construir estruturas dentro do universo do jogo usando a linguagem JavaScript ao invés dos métodos convencionais de clicar e inserir blocos um a um ou as complexas máquinas automatizadas baseadas em circuitos.

Confira como funciona a novidade:

De acordo com a Microsoft, “através do Code Builder, estudantes podem se conectar a populares plataformas de aprendizado de programação e se engajar profundamente com conceitos de ciência da computação na medida em que eles projetam e criam”. A nova funcionalidade já está ativada na Minecraft: Education Edition para usuários em todo o globo.