Categorias

Ministério Público do Trabalho processa Samsung por más condições de trabalho

A Samsung está enfrentando novas alegações de abuso de trabalhado e dessa vez é por aqui: o Ministério Público do Trabalho (MPT) entrou com uma ação contra a fabricante de smartphones por más condições de trabalho em uma fábrica de montagem na Zona Franca de Manaus.

O governo afirma que descobriu violações trabalhistas, incluindo funcionários que trabalham mais de 15 horas por dia e alguns que ficam até 10 horas em pé. As longas horas de trabalho teriam feito mais de 2 mil trabalhadores sofrerem de problemas de saúde relacionadas ao ambiente de trabalho. A ação está pedindo mais de US$ 100 milhões em danos para compensar os funcionários.

Funcionários teriam desenvolvido problemas de saúde por causa do trabalho
Funcionários teriam desenvolvido problemas de saúde por causa do trabalho

Samsung diz que vai cooperar com as autoridades e “conduzir uma revisão completa”, assim que receber a denúncia em questão: “tomamos grande cuidado para proporcionar um ambiente de trabalho que assegura os mais elevados padrões da indústria de saúde, segurança e bem-estar para nossos funcionários em todo o mundo”, disse um porta-voz da empresa.

As queixas do MPT não são as primeiras que a Samsung sofre. A organização China Labor Watch descobriu “abusos graves de trabalho” em seis fábricas da empresa e em dois de seus fornecedores, onde os funcionários estavam sujeitos a excessivas horas extras, trabalho não remunerado, além de abuso físico e verbal.