Categorias

Ministério Público pede a remoção de vídeo de exposição do MAM-SP do Facebook e do YouTube

O infame vídeo da exposição do Museu de Arte Moderna de São Paulo que causou polêmica poderá em breve ser permanentemente banido da internet: o Ministério Público de São Paulo solicitou sua remoção do YouTube e do Facebook.

A filmagem mostra um artista nu, identificado como Wagner Schartz, interagindo e sendo tocado por uma criança com o incentivo da mãe e provocou revolta em muitos usuários que viram e compartilharam a gravação.

Para o promotor de Justiça, Eduardo Dias de Souza Ferreira, responsável pelo pedido de remoção, “o que nós queremos é que o Estatuto da Criança e do Adolescente seja cumprido e que as classificações sejam observadas”. Se o Facebook e o Google não atenderem à solicitação em até dez dias, medidas legais cabíveis serão aplicadas, garante o MP-SP. A requisição faz parte do inquérito civil elaborado pelas autoridades para investigar o incidente.

A performance fez parte da exposição 35ª Panorama da Arte Brasileira – 2017 e voltou a provocar questionamentos sobre o significado e os limites da arte no país, permanecendo como um dos temas mais comentados nas redes sociais durante dias.

Sobre a remoção do vídeo do YouTube, o Google reiterou que não comenta sobre casos específicos, mas sua assessoria no Brasil explicou que “quando não há violação à política de uso do produto, cabe ao Poder Judiciário determinar a remoção do conteúdo, nos termos do Marco Civil da Internet”.

O Facebook também se recusou a comentar sobre detalhes do caso e afirmou que possui tanto Padrões de Comunidade que regem a publicação de nudez na rede social como também ferramentas de denúncia.