Categorias

MIT cria dispositivo capaz de interpretar emoções usando sinais de rádio

Dispositivos com algum nível de Inteligência Artificial são a meta de muitas empresas e inteligência emocional é um sonho anunciado. Agora, graças ao MIT, esse sonho ficou mais próximo.

O Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial da universidade norte-americana criou um aparelho capaz de interpretar emoções humanas usando somente sinais de rádio.

Embora a Microsoft já tenha demonstrado tecnologias que podiam analisar emoções a partir de imagens e dispositivos dotados de sensores tenham obtido sucesso no campo há algum tempo, essa é a primeira vez que se cria um sistema capaz de identificar emoções sem nenhum tipo de equipamento acoplado ao usuário ou pistas visuais. O EQ-Radio do MIT utiliza sinais de rádio sem fio para retornar variáveis como ritmo cardíaco e sutis mudanças nos padrões de respiração. Entenda como funciona:

Para a pesquisadora Dina Katabi, que coordena o projeto, “nosso trabalho mostra que sinais wireless podem capturar informações sobre o comportamento humano que nem sempre estão visíveis a olho nu. Nós acreditamos que nossos resultados poderiam pavimentar o caminho para tecnologias futuras que poderiam ajudar a monitorar e diagnosticar condições como depressão e ansiedade”.