Categorias

MIT desenvolve tecnologia para TV 3D sem óculus

A febre das TVs 3D mal começou a decolar e já foi praticamente esquecida, embora os filmes 3D continuem fazendo no cinema. Por quê? Para muitos, a culpa era do óculos.

Mas o MIT acabou de desenvolver uma tecnologia que pode acabar com a necessidade de se utilizar óculos especiais para assistir conteúdo 3D na televisão.

Batizada de Home3D e revelada no artigo “3DTV at Home: Eulerian-Lagrangian Stereo-to-Multiview Conversion” (PDF), a técnica utiliza software para conseguir o mesmo efeito em filmes 3D já lançados em aparelhos de televisão com lentes especiais. Embora televisores com esse tipo de suporte já tenham tentado entrar no mercado, a solução encontrada pelos engenheiros do MIT promete oferecer uma experiência melhor e mais natural, sem as limitações de ângulo até agora apresentadas por técnicas anteriores.

Entretanto, não se deve esperar que os resultados da pesquisa sejam transformados em produtos de imediato. Segundo Petr Kellnhofer, líder do projeto, é necessário um processador poderoso, equivalente ao de um Xbox ou de um PlayStation, para fazer o sistema funcionar corretamente, o que acabaria ampliando consideravelmente os custos de produção. Mas Kellnhofer acredita que seja possível reduzir esse fator para um chip dedicado no televisor, tornando a solução mais acessível.