Categorias

MIT desenvolve tecnologia Wi-Fi três vezes mais rápida que o normal

Impressionado com o 4G do seu celular? Ansioso pelo 5G no Brasil? Você ainda vai achar tudo isso uma “carroça” de velocidade no futuro próximo.

Pesquisadores do MIT, nos Estados Unidos, anunciaram o desenvolvimento de uma tecnologia que permite triplicar a velocidade de uma conexão Wi-Fi.

A façanha foi conseguida ao coordenar múltiplos transmissores wireless, sincronizando suas ondas de fase. Desta forma uma infraestrutura de transmissores independentes poderia enviar dados usando o mesmo canal sem que um interfira no outro, resultando em um ganho agressivo de velocidade ao eliminar uma limitação presente nos transmissores atuais. Confira o vídeo preparado pelos pesquisadores:

Com o crescimento constante da rede sem fio e a necessidade premente de uma expansão dentro de um espectro limitado, a tecnologia desenvolvida por Ezzeldin Hamed, Hariharan Rahul, Mohammed Abdelghany e Dina Katabi no MIT não serve apenas para aumentar a eficiência das redes existentes atualmente, mas também para evitar o que até então parecia um congestionamento maciço inevitável no futuro.

A pesquisa foi apresentada na semana passada durante a Association for Computing Machinery’s Special Interest Group on Data Communications (SIGCOMM 16) e está disponível na íntegra em formato PDF (requer registro).