Categorias

Modificação do Google Street View mostra aumento do nível do mar

Com o aquecimento global e o derretimento das geleiras antárticas, os cientistas dão como certo a elevação do nível dos oceanos. Para alertar sobre esse perigo próximo, o site World Under Water criou uma versão do Google Street View que coloca as principais cidades do mundo inundadas pela água do mar.

O efeito lembra aqueles antigos applets em Java que criavam reflexos de água em qualquer imagem, mas a mensagem é contundente: o nível do mar vai subir. Além da modificação em cima do mapeamento do Google, o site também exibe mensagens e fatos científicos sobre o aquecimento global.

Nova York - Times Square
Nova York – Times Square
Rio de Janeiro - Avenida Rio Branco
Rio de Janeiro – Avenida Rio Branco
Paris - Arco do Triunfo
Paris – Arco do Triunfo

O experimento não é acurado do ponto de vista da geografia. Com uma elevação estimada de menos de dois metros nas próximas décadas, a menos que sua cidade fique no litoral, as chances de ela ser inundada como mostra o aplicativo são nulas. O que ele faz é acrescentar água nas imagens do Google Street View, mesmo que o local fique centenas de metros acima do nível do mar.

Entretanto, como ferramenta de alerta, o World Under Water cumpre sua função. Para algumas cidades e até países, infelizmente a realidade irá se tornar bem próxima do que se vê na tela.