Categorias

Montanha-russa com Realidade Virtual: prepare-se para fortes emoções

Como se uma montanha-russa não fosse garantia de fortes emoções sozinha, um parque de diversões em Maryland, nos Estados Unidos, resolveu combinar o brinquedo com Realidade Virtual.

Batizada de “Superman – Ride of Steel”, a atração já tem 15 anos de idade, mas os administradores do parque resolveram dar uma “temperada” na experiência…

Vestindo um Samsung Galaxy Gear na cabeça, os usuários da montanha-russa agora podem entender melhor o significado do nome da atração e participar em alta velocidade de uma aventura envolvendo o Superman e seu arqui-inimigo, Lex Luthor. As guinadas e descidas do brinquedo entram no mundo da Realidade Virtual e é garantido que seu estômago vai sentir tudo de forma bem realista. Confira o vídeo:

A tecnologia que tornou isso possível foi criada pela empresa alemã VR Coasters, que também opera em alguns parques europeus. Um sensor localizado no carro conta o número de rotações das rodas para calcular em que parte do mundo virtual os passageiros estão e atualiza o conteúdo exibido no visor 30 vezes por segundo para garantir uma experiência fluída e inigualável. Sem o senso de escala do mundo real, os passageiros tem a impressão de estarem em quedas muito, muito maiores do que elas realmente são, por exemplo.

A montanha-russa pode atingir até 117 quilômetros por hora em alguns trechos e o Galaxy Gear foi customizado para ficar mais firme no rosto dos usuários para evitar o risco de ele ser arrancado pelos giros ou pela força gravitacional. A atração deve ser estendida para outros seis parques nos Estados Unidos até o final do ano.